segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ética e Bom senso

Uma das coisas mais importante para um profissional é a ética. Assim como uma mulher não pode ficar “meio grávida” também não se pode ser “meio ético”. A ética é inegociável! Você é ético ou não é. Não tem meio termo. Eu, particulamente, acredito que ser ético é o maior patrimônio que um profissional pode ter e infelizmente tem sido cada vez mais raro. Entregar as metas, cumprir prazos são coisas transitórias. Você pode não conseguir isso hoje e voltar a conseguir amanhã. Perca a ética uma única vez e você terá comprometida sua posição para sempre.

Mais há um outro valor bastante importante na vida profissional. E se não é tão crucial quanto a ética é igualmente visível quando falta: o bom-senso.
 

O que chamo de bom-senso é um conjunto de qualidades que são muito difíceis de serem vistas juntas em uma mesma pessoa. Pode ser aquela parada para ouvir melhor uma idéia antes de tomar uma decisão. Pode ser a atitude de ponderar melhor sobre os fatos antes de seguir adiante. Pode até ser decidir não seguir adiante em uma situação potencialmente infrutífera para os negócios. É difícil de materializar o que seja o bom-senso, mas é muito fácil vê-lo em ação e mais fácil ainda notar quando ele não está presente.

Vamos procurar ter cada mais bom-senso e ética, são qualidades em um profissional que o tornam disparadamente superior a outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário