segunda-feira, 1 de abril de 2013

Vamos falar um pouco sobre a Social Tv

A convergência midiática modificou o mercado, indústria e público! #fato

Estamos vivenciando um novo ecossistema de conectividade, onde o sujeito midiático compartilha, opina e modifica o produto. Dentre suas principais ferramentas, a convergência inovou as narrativas com a transmídia, fez com que o consumidor imergisse nas histórias, dando-lhe a oportunidade de explorar diversos universos em distintas plataformas.




 Estamos na rota de colisão, diante de um fenômeno que não é apenas uma mudança tecnológica. Somos uma geração com novas características, mais interativa, composta de sujeitos midiáticos que desejam compartilhar opiniões e colaborar para a construção de produtos e serviços que irá consumir. Assim, temos um novo ethos que se forma e se transforma num átimo.

Segundo o Think TV – um grupo de pesquisa australiano que tem como objetivo estudar como será a evolução da TV nos próximos dez anos – nunca se assistiu tanta televisão como hoje. Porém, as pessoas estão assistindo TV de uma maneira diferente, e é nesse momento que entra a convergência. Esse fenômeno resgatou o sujeito do marasmo das programações pré-definidas, da passividade e o colocou para produzir conteúdo e participar ativamente do processo. Porém, deve-se considerar que essas transformações midiáticas são cíclicas, pois, sempre aconteceram ao longo da história. E cada mídia ou meio de comunicação sobrevive e se diferencia, naquilo que tem de melhor. A convergência não é uma sentença de morte para o mass media, e sim, uma oportunidade de se atualizar, de melhorar relação com o espectador. A TV é naturalmente social, o comentário do público faz parte de sua linguagem. A tecnologia não matou a TV, pelo contrário levou-a há um patamar inédito de interação entre o meio e público.



Na social TV, os comentários feitos pelo público durante a programação ganham novas plataformas e novos sujeitos. Hoje, o sofá da sala se expandiu e a audiência troca ideias e discute com milhares de fãs por todo mundo. O mercado e os canais já perceberam essa mudança e a vontade do público em discutir, comentar e compartilhar o que está assistindo e por isso vem incentivando através ações publicitárias e aplicativos para disponíveis móveis. Afinal estamos diante de um ethos múltiplo e fragmentado, e que tem a necessidade de não só compartilhar o que assiste com a pessoa ao lado, mas com seus seguidores e amigos nas redes sociais. Vivenciamos atualmente um encontro inédito da TV que incorpora a convergência e com o espectador contemporâneo.

A Social TV vem modificando a clássica pergunta “Você viu ontem à noite?”, trazendo a pergunta e os comentários para o agora, fazendo da sala um enorme (watercoolerchat com milhares de pessoas. Toda essa troca de informações vem reativando a indústria do entretenimento, cada vez mais o público está interagindo de maneira simultânea com o a TV e as redes sociais. Estamos vivenciando uma transformação na maneira como as pessoas estão se relacionando com a TV e vice-versa. Estamos em plena era da Social TV: a TV em duas telas.



Fonte: http://tvem2telas.wordpress.com/2013/03/31/o-novo-espectador-na-era-da-imersao/

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