domingo, 16 de setembro de 2012

Laranjas Podres


Um dia me disseram que uma laranja podre dentro de uma caixa de laranjas seria capaz de apodrecer todas as demais laranjas. Sinceramente, nunca acreditei nessa hipótese. Acho que estou mudando de opinião.

Se uma laranja estragada é capaz de estragar as demais, uma mente “doente” é capaz de estragar e contaminar negativamente a sociedade. Estou lembrando agora do contexto e das pessoas envolvidas na segunda guerra mundial. O que dizer da ideologia e das atitudes de Hitler? Ele conseguiu contaminar sua época e deixou resquícios que se arrastam até os dias de hoje.

O que fazer então? Uma saída talvez seja não depender tanto de terceiros. Com isso, não quero incentivar o individualismo, longe de mim. Estou convencido também de que “ser humano não é uma ilha”, somos seres dependentes e decadentes. Quando digo não depender excessivamente de terceiros, penso na base da estrutura pessoal de cada ser. Mas especificamente na vontade do ser humano. Não na inteligência.

Tem um certo livro que não recordo o nome agora, que diz que “existem pessoas extremamentes inteligentes, mas que não sabem e não conseguem fazer bom uso da própria vontade. Se não fazemos bom uso da nossa vontade e da nossa razão, podemos virar laranja. Laranja não pensa, também não tem vontade. E ainda mais quando estragada, acaba estragando as demais que estão próximas delas.

Eu não quero ser laranja! Quero me aproximar cada vez mais do projeto pensado para o ser humano. Jesus Cristo é o modelo. E você? Se escolher ser laranja, ao menos não se permita apodrecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário