Existem diversas técnicas de animação, sendo, ultimamente, classificadas comumente como 2d e 3d.
Digital 3d: forma de animação digital originada de
softwares 3d como o Autodesk 3ds Max, Maia e Cinema 4D. Produzidas
no computador, adicionam a ilusão de profundidade às duas outras
dimensões (altura e largura) da animação clássica.
Stop-Motion: mais conhecidas como “claymation” ou
“animação de massinha” (mesmo quando não, necessariamente, se utiliza
tal material), as técnicas de stop-motion são aquelas em que bonecos
e maquetes são utilizados para compor personagens e cenários.
Pequenas mudanças de movimento são fotografadas para posteriormente
compor um filme quando rodadas em seqüência.
No caso dos bonecos, a animação stop-motion também transmite a impressão de profundidade, sendo classificada também de 3d.
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Digital 2d: a computação possui recursos de animação que não apenas em 3d. É muito comum encontrar animações digitais 2d em charges e anúncios da internet, realizadas principalmente através do software Adobe Flash, bem como diversas produções para a televisão que utilizam softwares específicos como o Toon Boom.
Tipos de Animação:
Pixilation (stop-motion com pessoas), Animação de recortes, Animação direto da película, Rotoscopia, Animação com pintura a óleo, Animação com areia...um pouco mais sobre elas: Técnicas de animação
Vamos visualizar bons exemplos de Animações e ver o que podemos aprender com elas:
1.OBSERVAR: título da animação, cenário bem elaborados, efeitos sonoros e trilha, jogo com a câmera e os efeitos em textos.
2. Animação simples e super interessante, onde o foco está na narração e efeitos sonoros.
3. Detalhamento e realismo nas expressões faciais. Destaque também para os formatos de Textos (cor, fonte, recursos), reparar no realismo dos cenários.
4. Utilizando a camera digital e criando animações com os desenhos.
5. Misturando fotos e desenho.
7.Narração vai acontecendo e o desenho vai sendo realizado.
8. riqueza de detalhes nos cenários, exploração atraves de varios angulos da mesma cena (aproximação, telas divididas, ambiente nortuno).
9. exploração de varios
angulos em um só cenario
10. Jogo de câmeras, destaque para a visualização da câmera do objeto (primeiro plano)
11.Animação continuada (uma cena puxa a outra).
12.Animação continuada (uma cena puxa a outra).
13. O texto e o cenário é o grande lance da animação.
"Um aspecto essencial da criatividade
é não ter medo de fracassar."
é não ter medo de fracassar."
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